Philip Kotler está mais do que certo quando afirma que “a melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”. Esses quando são bem recepcionados e recebem o que esperam (ou mais) fazem questão de propagar a empresa positivamente. O segredo não está apenas em vender o melhor produto ou serviço, e sim saber atender melhor o seu cliente.

Claro, que precisamos nos esforçar em entregar a excelência para os consumidores; porém mais do que isso saber tratá-los bem, e isso não se resume em ser simpático. Está mais ligado em solucionar os problemas, se mostrar prestativo e atencioso, além de demonstrar gratidão por terem confiado na sua marca.

Para atender melhor o seu cliente, é preciso entendê-lo

Apesar de você ter uma ideia do perfil dos seus clientes, é preciso lembrar que você está tratando com pessoas. E cada pessoa tem a sua particularidade. Antes de começar a atendê-la é preciso entender o que de fato essa pessoa precisa, o porquê dela optar pela a sua empresa e quais são os seus problemas, e no que você pode ajudar.

Empatia é essencial

Para quem conversa diretamente com clientes é um requisito ser uma pessoa simpática, e tratar bem o cliente, porém mais do que isso é essencial ter empatia. Saber se colocar no lugar do outro é importante, principalmente em momentos que precisa encontrar a solução para o cliente. Em situações complicadas, que o cliente não se mostra muito paciente, jamais seja antipático, saiba contornar a situação com calma.

Transmita confiança e clareza

Um exemplo muito prático e comum (que acontece com quase todos) é quando temos um problema com a internet, ligamos para a central de atendimento e a pessoa que nos atende age como estivéssemos falando grego.

Quem conversa com o cliente, precisa ter domínio sobre o assunto e transmitir confiança e segurança, mostrando que conseguirá resolver o problema; passar informações de forma concisa e clara, sem deixar o cliente confuso.

Se mostre presente

Um problema comum que muitos clientes enfrentam é o abandono. No momento de vender ou oferecer algum serviço é tudo lindo, maravilhoso, mas quando precisa de ajuda a empresa some do mapa. Sempre que solicitarem a sua ajuda, acompanhe o cliente até que o problema esteja totalmente resolvido.

Uma dica a mais para quem trabalha com serviços, é bom sempre se mostrar presente para os clientes, lembrando deles em datas importantes, como aniversário, Natal, etc. Também apresente novas soluções e mostre que está sempre cuidando para levar o melhor para ele.

Não seja um robô

Com certeza, você não vai atender o seu cliente como trata um amigo de infância, mas você também não precisa ser um robô. Fale com profissionalismo, mas com uma linguagem simples e mais informal, sem usar palavras difíceis. Claro, sem exagerar, e não usar diminutivos e gírias.

Que tal começar a aplicar esses segredos para atender melhor o seu cliente? Comenta, se você conhece outras técnicas para manter os seus clientes satisfeitos.