Não é preciso de grandes estudos para concluir que pessoas felizes e saudáveis trabalham melhor. Estar bem fisicamente e emocionalmente gera mais entusiasmo e motivação para fazer qualquer coisa. Sabendo disso, muitas empresas têm investido em atividades de bem-estar para colaboradores, e os resultados são excelentes. Segundo o estudo da Love Mondays, as companhias e startups que investem nesses benefícios são as que possuem funcionários mais satisfeitos.

Veja algumas atividades de bem-estar para colaboradores

Entre as atividades de bem-estar para colaboradores, as mais comuns envolvem flexibilidade de horário, incentivo ao esporte, momentos de lazer e capacitação. Alguns programas podem ter custos maiores do que outros. Vale saber o que mais se encaixa com o perfil da sua empresa.

Atividades físicas

Esporte é algo que faz bem para o corpo e a mente, mas com a correria do dia a dia fica difícil praticar. O legal é contratar um profissional para dar alguns exercícios básicos para os funcionários.

Se você tem a empresa próxima de um parque, combine de todos fazerem atividades ao ar livre, em um dia específico da semana. Além de aproveitar a natureza, você não tem custo nenhum com essa proposta.

Flexibilidade de horários

Há quem deixe de cuidar da saúde ou resolver um problema pessoal com medo de perder o emprego. Algumas empresas não toleram atrasos e faltas, e não se colocam no lugar do colaborador. A questão é saber conversar, e permitir que o funcionário tenha essa flexibilidade se realmente precisar, e possa cumprir o horário liberado em outro momento.

Você também pode liberar os colaboradores para sair alguns minutos mais cedo na última sexta-feira do mês, por exemplo.

Lazer

Algumas startups investem bastante em salas recreativas com videogame, mesa de ping pong, sofá para relaxar, etc. Se esse não for o caso, você pode criar alguns eventos, como happy hour, festas, saída para lugares diferentes, etc.

Cuidados especiais

Incentive os seus funcionários a se cuidarem, seja contratando um médico geral para consultá-los periodicamente, ou dar benefícios como salão de beleza, massagem, etc. Vale também investir em terapia para os colaboradores, assim eles podem se aliviar do estresse cotidiano, ou até mesmo a prática de yoga, que cuida da mente e do físico.

Palestras e cursos de conscientização

Além de levar capacitações, ofereça para os seus colaboradores palestras e cursos voltados para a saúde e bem-estar, como levar um profissional para falar sobre alimentação saudável.

Assistência a casos especiais

Já pensou em criar uma creche para as mamães de plantão da sua empresa? Ou liberar a licença paternidade? Essas atitudes fazem com que seus colaboradores se sintam bem em trabalhar em uma empresa que se preocupa com a sua qualidade de vida.

Vale dá assistência também para pessoas que estão passando por momentos difíceis, como luto ou separação.

Há muitas outras atividades de bem-estar para os colaboradores… já pensou em investir em algo assim? Veja também nosso artigo “O reconhecimento pode engajar a sua equipe”.