Não tão popular quanto o Outubro Rosa, mas tão importante quanto. O Novembro Azul é um mês para conscientizar e lembrar o público masculino da importância do exame preventivo de câncer de próstata.

No Brasil, o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Mesmo com essa informação alarmante, muitos homens se recusam a fazer o exame preventivo; e acabam não se atentando aos detalhes. A doença costuma aparecer depois dos 50 anos, e pode ter como causa a genética, sedentarismo, má alimentação e excesso de peso.

Como surgiu o Novembro Azul?

17 de novembro é lembrado por ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Aproveitando essa data, em 2003, na Austrália, foi criado o Movember para conscientizar e colocar em debate essa e outras doenças que afligem a população masculina. O símbolo do Movember é o bigode; e é comum em alguns países os homens manterem os seus bigodes nessa época como forma de apoio.

Anos mais tarde, o Instituto Lado a Lado pela Vida se inspirou na ideia e criou para o Brasil o Novembro Azul. No ano de 2014, o Instituto realizou mais de 2.200 ações em vários estados. Além de contar com a participação de celebridade como Zico, Emerson Fittipaldi e Rubens Barrichello. O movimento começou a se tornar tão forte no país, que outras entidades, e até mesmo marcas se juntaram a causa.

Para as empresas, esse é um momento para fazer a parte social e reforçar a luta, seja para funcionários ou clientes. O incentivo para realizar o exame pode ser levando um médico para a empresa, distribuindo cartazes e folders sobre a campanha, ou até mesmo montar um Kit Novembro Azul (você pode ver algumas sugestões de brinde).

Independente da sua ação, o importante é apoiar a causa e evitar que mais homens passem por essa situação.