Mais uma da série de artigos para você conquistar e fidelizar os seus clientes. Dessa vez, vamos falar sobre como melhorar a comunicação com os seus clientes e como isso é importante na hora de negociar.

5 dicas para melhorar a sua comunicação com os clientes

Essas dicas foram selecionadas pela psicóloga e especialista em comunicação Kátia Campelo para a revista PEGN.

Como lidar com um “não”

Existem dois tipos de pessoas, aquelas que entendem que “não é não”, e aquelas que veem o não como rejeição.

No mundo corporativo, o “não” deve significar fazer algo novo, tentar outros meios de conversar com o cliente, você não dever seguir o “não é não”; e muito menos se sentir rejeitado quando na primeira vez o cliente não aceitar a sua proposta, assim como explica a psicóloga: “Muitas vezes o empreendedor se sente rejeitado e a negociação não acontece porque ele desiste”.

A arte da conquista na conversa

“Identifique qual é o perfil de comunicação do cliente para que a sua forma de falar não entre em choque com a do outro”, segundo Katia. O importante é compreender o cliente e qual a melhor forma de falar com ele, analisando o seu “universo”. Assim como falamos, no artigo 5 segredos para atender melhor o seu cliente, cada pessoa tem aspectos diferentes e você precisa saber lidar com cada perfil.

Não fale mecanicamente

A especialista fala como é importante conversar de forma natural; mostrando entusiasmo e simpatia quando for apresentar o seu produto ou serviço. “A principal emoção que deve estar presente na venda ou apresentação de um produto é o entusiasmo. Se é para falar mecanicamente, melhor então mandar um robô em seu lugar”.

Vale ressaltar que quando falamos de algo com naturalidade, a confiança é mais transmitida do que quando abordamos de um assunto com frases prontas.

Sem exageros

Você não precisa ser um robô. Mas também não queira ser a pessoa mais feliz e empolgada do mundo. Como alerta Katia, quando alguém se mostra muito entusiasmado pode passar a sensação de falsidade ou puxa-saco.

Olho no olho

Assim como o entusiasmo pode transmitir falsidade, quem não tem o costume de olhar nos olhos quando está conversado também pode passar a mesma sensação. Para Katia, “os olhos nos olhos passam credibilidade”.

Gostou dessas dicas para melhorar a sua comunicação com os clientes? Comente outro truque de comunicação que você usa para conquistar os seus clientes!