Você leu certo! Esses são passos para acabar com a motivação do seu colaborador. Se você não quer diminuir a produtividade e o desempenho dos seus colaboradores então não deixe essas situações acontecerem.

Não siga essa lista se você não quer acabar com a motivação do seu colaborador!

O clima agradável e longe de situação chatas, faz com que os colaboradores se dediquem muito mais – inclusive já falamos mais sobre isso em outros dois artigos – O Reconhecimento pode engajar a sua equipe e Por que investir em atividades de bem-estar para colaboradores?.

Para não ter problemas e prejudicar a motivação dos seus colaboradores, evite que nenhum desses fatores selecionados pelo site americano Inc aconteça na sua empresa:

Problemas com a liderança

Qualquer líder de equipe, precisa saber lidar com as pessoas, e saber não se portar com ar de superioridade. Preste atenção quando escolher alguém para liderar um setor da empresa, e até em você mesmo para não passar a impressão de ser alguém “mandão” ou arrogante.

Não reconhecer os funcionários

Já falamos aqui como o reconhecimento é essencial para motivar os funcionários. Alguém trabalhar de forma correta, e nunca receber um elogio ou um feedback positivo, começa a se desmotivar e não dar mais o seu melhor.

Falha na comunicação

Algo que acontece em muitas empresas, e pode acabar com a motivação do seu colaborador é a falha na comunicação. Para evitar isso, é preciso deixar bem claro como e quando uma tarefa deve ser feita, para evitar que saia fora da sua expectativa e dê um retrabalho para o colaborador.

Má gestão no tempo

Ligado uma coisa à outra, a perda de tempo fazendo tarefas que vão ter que ser refeitas ou descartadas, é mais um fator que pode desmotivar qualquer um. Reuniões demoradas e muito repetidas só tomam tempo, e deixam os colaboradores exaustos.

Sem plano de carreira

Bons colaboradores desejam crescer em uma empresa, e quando percebem que isso não será possível partem para outra. Vale deixar claro o que você pensa para cada membro da equipe e o que eles devem fazer para alcançar mais alguns degraus.

Evitar colaboradores negativos

Pessoas negativas estão em todos os lugares, mas no trabalho podem ser totalmente nocivas. Evite contratar pessoas assim, e caso contratar (mesmo que sejam bons profissionais) melhor não manter no seu ambiente de trabalho.

Falta de objetivo com a empresa

Pode não parecer, mas empresas desorganizadas e que não possuem objetivos transmitem uma sensação negativa aos colaboradores, e esses não vão desejar passar muito tempo em uma companhia assim.

Não escutar e respeitar a opinião alheia

Não só no trabalho, mas uma característica ruim em qualquer pessoa é não escutar os outros. Nas empresas, acontece muito, principalmente de líderes, mas de colaboradores em geral acharem que não devem escutar os outros.

Agora é a sua vez, comente como você faz para evitar que situações como essas não aconteçam na sua empresa.