5 erros para não cometer no networking

Se você acompanha o blog, já deve saber como conquistar clientes e parceiros. Mas alguns deslizes podem acabar com qualquer relação profissional. Para evitar, fique atento a esses erros para não cometer no networking e manter as boas práticas nos negócios.

Erros para não cometer no networking e como ter boas práticas

Qualquer profissional necessita de networking. Esse é o meio para trocar experiências, fazer parceiros, descobrir bons profissionais e, claro, conhecer possíveis clientes. Sem contatos e relações profissionais dificilmente a sua empresa crescerá.

Essas dicas serão fundamentais para você aprimorar as suas práticas e ter bons resultados quando fechar negócios e parcerias.

Esquecer os nomes

Esquecer ou confundir o nome de alguém é algo muito chato. Quando isso acontece em situações pessoais é até compreensível. Porém, quando você esquece o nome de um futuro parceiro de negócio ou de um cliente é bem mais complicado. Essa atitude demonstra total desinteresse da sua parte. Um simples deslize como esse pode estragar todo o seu networking.

Não levar cartão de visita

Mesmo com a tecnologia, o velho e bom cartão de visita faz muita diferença. Ele é prático e oferece informações importantes sobre você e a sua empresa. Imagina que você está em um evento e conhece novos contatos. Para anotar no celular você vai ter que parar a conversa e perder tempo. Com o cartão é só dar para pessoa e pedir para ela entrar em contato mais tarde.

Indisponibilidade

O seu tempo é curto e vale dinheiro, mas se você quiser crescer vai ter que ser mais disponível. Aquele contato sempre tenta marcar reunião, mas você nunca pode. Uma hora ou outra ele vai desistir. Para não perder mais oportunidades, saiba se organizar e ter horários livres durante a semana.

Escolher qualquer empresa ou pessoa

Na maioria dos casos, a qualidade é mais importante do que a quantidade. Não vale nada ter uma grande lista de contatos, mas nenhum deles agregar nada para a sua empresa. Além disso, quanto mais contatos você tiver, mais difícil será você desenvolver uma relação que seja produtiva para ambos os lados. Foque em poucas pessoas, mas que realmente tragam algo positivo para você.

Conversas sem objetivo claro

Como o tempo é curto, ninguém gosta de enrolação. Não é que você deve chegar propondo um negócio ou querendo que a pessoa assine um contrato. Mas também não use metade da reunião para ficar perguntando questões pessoais. É necessário ser claro com seus objetivos, porém com sutilidade. Fora isso, você precisa ter cuidado com a sua postura, falar com segurança, e até mesmo prestar atenção no seu sorriso. A comunicação é um ponto muito importante para o networking e, principalmente, durante as reuniões, por isso pratique bastante.

Você conhece outros erros para não cometer no networking? Quais práticas você considera inaceitáveis na relação profissional? Comenta!