Errar é algo natural dos seres humanos. Porém, podemos sempre melhorar para não repetir algumas atitudes. No ambiente de trabalho, as falhas podem acabar afetando o processo e gerando até prejuízos para empresa. Devido a isso, principalmente quem ocupa cargos de liderança, deve estar atento a alguns comportamentos e evitá-los. Se esse é o seu caso, vale continuar lendo esse artigo sobre “7 erros comuns que gerentes cometem com a equipe”

Não se importar em conhecer a equipe

Muitas vezes isso não é feito por mal, mas o gerente tratar a equipe como “realizadores de tarefas” e não se preocupar em conhecer as pessoas que trabalham com ele pode ser muito improdutivo. Saber o objetivo, as falhas e os pontos positivos de cada um ajuda a distribuir melhor as tarefas e otimizar o tempo de produção.

Fazer cobranças desnecessárias

Como já falamos em outro artigo, o gerente deve saber qual é a função de cada um, qual projeto cada colaborador está trabalhando no momento, etc. Isso evita que você faça cobranças por algo que ainda está no prazo ou que não é tarefa daquele colaborador.

Quer guardar só para si informações importantes

Claro, que por você estar em um cargo mais alto você terá acesso a mais informações sobre a empresa. Algumas coisas realmente não podem ser compartilhadas com todos; outras devem sim serem compartilhadas como forma de melhorar o desempenho da equipe.

Tratar mal ou humilhar colaboradores

Essa atitude tem muito mais a ver com o caráter da pessoa. Porém, em alguns momentos de estresse, podemos nos exaltar e tratar mal algum funcionário. Mesmo que alguém fez algo muito errado, chame para algum lugar privado e converse tranquilamente.

Confundir a pessoa com o profissional

O cara da sua equipe tem um jeito muito diferente do seu, mas é um ótimo profissional. Mesmo que ele não seja uma pessoa legal, não deixe de valorizar as competências do trabalho dele.

Não incentivar o desenvolvimento da equipe

O gerente deve sempre incentivar a sua equipe a se desenvolver como profissionais. Seja por meio de cursos, atividades em grupo ou até mesmo recomendar alguns livros. Quando isso não é feito, você acaba com uma equipe desmotivada e parada no tempo.

Ter problemas em reconhecer o trabalho alheio

Já falamos muito disso aqui no blog, mas não vale ressaltar mais uma vez: o reconhecimento pode engajar os colaboradores. Quando alguém traz algo novo para empresa ou desempenha trabalhos a mais do que a sua função merece ser reconhecido. Não seja orgulhoso, elogie mais e dê algum bônus pelo trabalho feito.

Você já cometeu algum desses 7 erros comuns que gerentes cometem com a equipe?